Percepção da
Fertilidade
Quando se fala em percepção de fertilidade é comum as pessoas acharem que se trata de tabelinha, como se fossem a mesma coisa.
Mas não são!
O que são então os métodos de percepção de fertilidade?
Métodos de percepção de fertilidade consistem em métodos naturais sistematizados e com comprovação científica que tem como objetivo de concepção, contracepção e monitoramento de saúde. Isso é feito por meio da observação, registro e interpretação dos chamados biomarcadores, que nada mais são do que indicadores que nosso corpo produz todos os dias.
O processo de aprendizagem dos métodos está fundamentado na anatomia, fisiologia do corpo feminino e fatores que influenciam no seu funcionamento, permitindo identificar quando algo está se desviando da fisiologia. Por esse motivo a percepção da fertilidade vai além da contracepção ou concepção, essa também é uma ferramenta de autoconhecimento que tem um olhar sobre a saúde global. Um ciclo saudável é reflexo de uma saúde hormonal saudável, que está associada à saúde global do corpo. Inclusive, o ciclo menstrual é considerado o quinto sinal vital da saúde feminina.
O quinto sinal vital
Frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura e frequência respiratória são os 4 sinais vitais de saúde comuns para toda a humanidade. Quando algo está errado com eles nós sabemos que alto está errado conosco, e não só isso, só fazemos algo para resolver. Porque não tratamos nosso ciclo menstrual da mesma forma?
Em 2015 o Colégico Americado no Obstetrícia e Ginecologia (ACOG) publicou um artigo orientando os profissionais da área a considerar o ciclo ovulatório como quinto sinal vital, não mais ignorar ou descartar os sintomas que indicam ciclos disfuncionais. Nosso corpo é extremamente sábio e sabe se comunicar conosco por meio de sinais e sintomas. O problema é que não costumamos ser ensinados a escutar. Somos ensinados a reprimir.
“É só tomar a pílula”
“Toma um remédio pra acabar com a dor”
“Isso é só coisa da sua cabeça”
“Você precisa aprender a lidar com isso, faz parte da experiência de ser mulher”
Olhar com atenção para o nosso ciclo é uma forma de autocuidado e a percepção da fertilidade é uma ferramenta baseada em evidências científicas que nos permite sistematizar esse olhar. O gráfico de percepção da fertilidade mostra informações sobre nossa saúde reprodutiva e global, oferece ferramentas para nosso autocuidado e nos coloca em uma posição de entendimento que permite dialogar com profissionais de saúde e sermos protagonistas na tomada de decisão acerca do manejo de eventuais desequilíbrios ou desvios da fisiologia que sejam identificados.
E quais são os benefícios do uso desse método?
De maneira objetiva o método tem como vantagens:
-
Evitar uma gestação sem efeitos colaterais com até 99,4 de eficácia (quando em uso perfeito)
-
Acançar uma gestação mais rapidamente do que casais que não conhecem o método (há estudos comprovando isso)
-
Identificar possíveis questões de saúde relacionadas ao ciclo menstrual, desde desbalanceamentos e insuficiências hormonais até levantar hipóteses como infecções, pólipos, por exemplo.
E também podemos falar de benefícios subjetivos, que impactam cada usuária de maneiras diferentes. Educando-se sobre seus ciclos a mulher pode se colocar como protagonista na conquista de seus objetivos em relação à saúde e reprodução. A prática de alguns métodos de percepção da fertilidade promove uma visão clara, fluida e ampla de si como indivíduo biológico, psíquico e social. Conhecendo verdadeiramente os processos do seu corpo (que envolvem os 3 pontos dessa tríade), a mulher que utiliza a Percepção da Fertilidade compreende os riscos e benefícios de cada uma das suas opções que tocam a sua saude reprodutiva e global. Dessa forma ela sai de uma vivência como coadjuvante no cuidado com seu corpo e sua saúde, e se coloca como protagonista.
Todo esse empoderamento eleva autoconhecimento, autonomia e consequentemente autoestima da mulher. Para muitas, quando há uma parceria que a acompanha nessa jornada, acontece também uma aproximação e maior aprofundamento no relacionamento do casal.
Percepção da Fertilidade é pra quem?
Métodos de Percepção da Fertilidade funcionam para TODAS AS MULHERES que se dedicam a aprender essa ferramenta. Não é necessário, não precisa ter o ciclo regular para utilizá-la.
O que você precisa para aprender MPF é
-
não utilizar métodos contraceptivos hormonais
-
vontade de aprender o método
-
dedicação à aprendizagem e respeito às fases da curva de aprendizagem
-
autoresponsabilidade