top of page

Qual é o papel da doula?


 

A sentença mais usada pra descrever a função da doula é "a profissional que oferece suporte contínuo para a mulher durante a gestação e/ou o parto para que ela tenha a experiência mais positiva possível". Mas de uma maneira mais ampla, a doula:


ᐅ Durante a gestação, atua como educadora perinatal, transmitindo à gestante a à família informações baseadas em evidências científicas sobre as questões que envolvem todo o ciclo gravídico-puerperal: modificações no corpo, fases do trabalho de parto, intervenções e quando elas são necessárias (e quando não são). Auxiliam na elaboração do plano de parto, preparação para amamentação e estruturação da família para o puerpério. Munida de informações a mulher se sente segura para fazer escolhas verdadeiramente conscientes. Na minha atuação, além da educação perinatal, trabalho com a gestante e sua família na preparação mental para vivenciarem o ciclo gravídico-puerperal de forma positiva.


ᐅ Durante o trabalho de parto, oferece suporte emocional, favorecendo que a parturiente se sinta tranquila e confiante; suporte físico, fazendo uso de técnicas não farmacológicas de alívio da dor (aromaterapia, hidroterapia, massagens, respiração, relaxamento) e técnicas não invazivas que favoreçam a progressão do seu trabalho de parto (rebozo, Spinning babies). Tudo isso reduz as chances de intervenções não desejadas. No pós-parto imediato oferece suporte para que a família vivencie os desejos declarados no plano de parto para a recepção do recém-nascido, assim como apoio à hora dourada, auxílio na primeira amamentação e nos primeiros cuidados com a mãe no puerpério. Em caso de nascimento via cirúrgica a doula também atua para que a mulher tenha a melhor vivência possível.


ᐅ No pós-parto atua oferencendo informações sobre o processo de amamentação e cuidados com o bebê. A doula entende a complexidade dessa fase de transição para a família e auxilia no ajuste da nova rotina familiar. Além disso, ela oferece escuta ativa e acolhimento para mãe recém-nascida.


O que mais você gostaria de saber sobre a atuação das doulas?


Um abraço,

- Leticia.

11 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare


bottom of page