top of page

O que é e quando é, afinal de contas, esse tal de período fértil?

Não existe apenas um dia fértil, mas nem todos os nossos dias são férteis. Isso porque a vagina é um ambiente ácido a maior parte do tempo e essa acidez faz com que os espermatozoides morram em questão de minutos.


Mas então quando estamos férteis, afinal?

A chave para identificar a janela fértil é o muco cervical.

O muco estrogênico se assemelha às características do fluido seminal (esperma) e é alcalino, neutralizando parte da acidez da vagina. Sua presença torna então o ambiente vaginnal favorável à sobrevivência e locomoção dos espermatozoides.


Na presença de muco estrogênico os espermatozoides podem sobreviver por até 5 dias. Após a ovulação, o óvulo se mantem disponível no organismo por no máximo 24h, quando é reabsorvido pelo corpo. O período fértil compreende justamente o intervalo de 5 dias antes da ovulação até 24h após a ovulação.

Isso é comprovado por esse estudo sobre a probabilidade de concepção considerando o dia da relação sexual em relação ao dia da ovulação.




Fonte: adaptado de Wilcox AJ, Weinberg CR, Baird DD, 1995.
Referência no final do post.

Entendi, mas então como eu sei que dia a ovulação vai acontecer?

Não é possível prever que dia a ovulação vai acontecer, mas é possível identificar os dias em que nosso corpo oferece um ambiente favorável à sobrevivência dos espermatozoides. Mesmo que você tenha relações antes de a ovulação acontecer, se houver muco, os espermatozoides poderão permanecer vivos ao longo desses 5 dias e assim que o óvulo for liberado a fertilização pode acontecer.


Retrospectivamente, após a confirmação da ovulação você pode identificar que teve mais dias potencialmente férteis do que férteis de fato. Isso porque se você tem uma relação desprotegida em um dia com muco (dia potencialmente fértil) mas identifica depois que a ovulação aconteceu mais de 5 dias depois desse dia, os espermatozoides não teriam sobrevivido até o dia da liberação do óvulo, portanto a concepção não aconteceria.


Como não é possível saber quando essa ovulação vai acontecer e muco é sinal de atividade ovariana, se você deseja tanto engravidar quanto evitar uma gestação, qualquer dia de muco deve ser considerado potencialmente fértil.



Qual o melhor app de controle de ciclo? O meu vive errando o dia da menstruação!

➡️ Em primeiro lugar: nenhum aplicativo consegue prever nada. É por isso que eles frequentemente erram!


"Ahhh, mas o app já acertou várias vezes a data da minha menstruação."

Pode ser que ele acerte sim. Todo chute tem chance de acerto! Mas também de erro né? 🤷‍♀️

Além disso, se ele acertou a data da sua menstruação, não significa que ele acertou a data da sua ovulação.


Isso porque ele só faz uma média da duração dos seus ciclos anteriores e "chuta" uma data baseada nessa média. Mas como não somos robôs e nossos corpos não funcionam conforme os cálculos dos algoritmos de app, se basear em ciclos passados é furada.


Você também já confiou em previsões de aplicativo sobre seu ciclo?

Não se baseie em previsões de janela fértil dos aplicativos, isso pode levar a gestações indesejadas ou atrapalhar a alcançar uma gravidez.


➡️ Em segundo lugar, não é possível controlar o ciclo.

O que podemos fazer é aprender a identificar, registrar e interpretar os sinais de fertilidade que seu corpo te mostra, e assim conhecer sua janela fértil e também saber quando sua menstruação virá! E isso é possível por métodos comprovados cientificamente, os métodos de percepção de fertilidade.


Pra isso recomendo aplicativos que servem como banco de dados, que é onde você vai fazer seus registros e analisar seu gráfico. A análise toda é você quem faz!


Dos que eu conheço, os únicos que realmente indico são o Kindara (que tem versão free mas é apenas em inglês e não é muito personalizável) e o Read your Body (que é pago mas é incrível. 100% personalizável para todos os métodos de percepção de fertilidade e tem versão em português!). Ambos são uma boa opção.


Aprenda sobre seu corpo, confie em ti e não em um aplicativo que nada sabe sobre você!

Te convido a aprender percepção de fertilidade, compreender o funcionamento do seu corpo, dos seus ciclos, da sua fertilidade, e nunca mais acreditar em previsão nenhuma.


Um abraço,

- Leticia.


Referência: Wilcox AJ, Weinberg CR, Baird DD. Timing of sexual intercourse in relation to ovulation. Effects on the probability of conception, survival of the pregnancy, and sex of the baby. N Engl J Med. 1995;333(23):1517-1521. doi:10.1056/NEJM199512073332301.

Posts Relacionados

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page