Sobre a doulagem

A humanização da assistência obstétrica
Diferente do que muita gente imagina, um parto humanizado não é, necessariamente, um parto natural na água. Não é um tipo de parto específico, mas um modelo de assistência. Independentemente do local onde ocorre e da via de nascimento, a assistência obstétrica humanizada é aquele fundamentada em três pilares:
Respeito à individualidade e escolhas da mulher
Pautado em evidências científicas atualizadas
Atendimento interdisciplinar
E onde entra a doula nessa história de atendimento humanizado?
Com o meu trabalho, eu busco munir a gestante de informações – baseadas em evidências científicas – de modo que ela entenda que pode sim fazer escolhas acerca de como quer viver toda essa fase do ciclo gravídico-puerperal. Compreender os possíveis benefícios e riscos envolvidos em cada uma das opções permite que ela tome decisões informadas acerca de da sua gestação, parto e puerpério. Ciente dessas informações a gestante se sente mais segura e confiante para ser de fato protagonista de todo o ciclo gravídico-puerperal.
Tá bom, mas e na prática como é o trabalho da doula? Além do acompanhamento e suporte físico e emocional durante o trabalho de parto, meus atendimentos compreendem encontros para trabalharmos assuntos relacionados a educação perinatal, planejamento e preparação mental para o parto e puerpério. Atuo também no pós-parto, acolhendo a nova mãe e auxiliando no estabelecimento da nova rotina familiar.
Veja com um pouco mais sobre como ofereço suporte no meu trabalho como doula e educadora perinatal.
Services
This is your Services section. This is a great place to give more information about the services you provide. You can write a general description of what your business offers then add more details below.This section can be adapted for your website.
You may choose to highlight other things like courses or programs, or to share special features about your business that you want to promote. Double click on the text box to edit the text and make it your own.
Preparação mental
Toda a construção social em torno da gestação e do parto no nosso país aponta para esses processos como arriscados, perigosos, associados a sofrimento, tirando deles toda a naturalidade que lhes é característica. Essa construção, muitas vezes, cria em nós medos e crenças que limitam uma vivência tranquila, leve e ao mesmo tempo potente de uma fase tão transformadora da vida de uma mulher. Trabalho com as gestantes para mudar a forma com que o cérebro reaje às sensações do trabalho de parto e parto, utilizando a mente para direcionar uma resposta positiva. As estratégias de foco mental que eu ensino nesse preparação te ajudam a desenvolver consciência sobre as capacidades instintivas do seu corpo para o nascimento e promovem partos que decorrem de processos mais fluidos, leves, lidando com a dor a partir de uma percepção de mais conforto e tranquilidade.
Plano de Parto
O plano de parto é recomendado pela OMS desde 1986. Ele é um documento em que a gestante declara o atendimento que ela espera para si e para o seu bebê durante o seu trabalho de parto. Nele são reveladas quais as intervenções ela está disposta a receber e, principalmente, o que ela não aceita. Munida de todas as informações recebidas durante o processo de educação perinatal a mulher se sente muito mais segura para preparar seu plano de parto. Trabalho junto com a gestante e a família na elaboração desse documento.
No pós-parto imediato, atuo oferecendo suporte para que a família vivencie os desejos declarados no plano de parto para a recepção do recém-nascido. Apoio a hora dourada, auxilio na primeira amamentação e nos primeiros cuidados com a mãe no puerpério. Após esse período, atuo durante o primeiro mês de vida do bebê auxiliando com os desafios que o puerpério pode trazer com ele, resolvendo dúvidas e oferencendo informações sobre o processo de amamentação, cuidados com o recém-nascido e ajuste de rotina familiar. Durante esse período, fico disponível também para conversas, oferecendo escuta à mãe para a elaboração do parto e acolhimento nos momentos desafiadores.
Apoio ao pós-parto
Educação Perinatal
Acompanho a gestante e a família fornecendo informações sobre anatomia e fisiologia da gestação, trabalho de parto e pós-parto. Conhecer as alterações que o corpo vivencia durante todo o ciclo gravídico-puerperal permite que você exerça sua autonomia, se sinta segura com as transformações que está vivendo e favorece o acolhimento da família em relação a tudo isso. Além disso, forneço informações sobre possíveis intervenções e o que as evidências científicas mais recentes apontam sobre elas, as reais necessidades de cada uma. Esse conjunto de informações permitem que você gestante e a sua família tome decisões conscientes e alinhadas a sua essência, tanto para si quanto para seu bebê.
Trabalho de parto
Minha atuação contigo durante o trabalho de parto é te ajudar a resgatar de dentro de si tudo o que você aprendeu e para o que ela se preparou durante a gestação, conduzindo seu bebê para esse mundo da maneira mais leve possível. Além desse apoio emocional, ofereço suporte para um melhor conforto físico, por meio da aplicação de técnicas não farmacológicas para alívio da dor – como respiração, aromaterapia, massagens – e sugestão de exercícios e posições de conforto facilitadoras para um processo com boa evolução – como Spinning Babies® e rebozo. Apoio também o acompanhante, ajudando-o a ajudar a gestante.
Aromaterapia
Podemos definir a Aromaterapia como uma ciência e uma prática terapêutica que utiliza intencionalmente os princípios voláteis extraídos das plantas medicinais aromáticas (chamados de Óleos Essenciais, OEs), para promover a saúde física e mental.
Entendendo que mesmo sendo uma intervenção natural ela é uma intervenção, proponho o uso apenas em contextos que têm indicação de intervenção. Nunca sem motivo. Realizo testes olfativos antes do uso efetivo dos OEs durante o trabalho de parto. Isso porque se o aroma daquele óleo essencial for desagradável ou ativar memórias negativas na parturiente, ainda que as propriedades físicas dele sejam indicadas para aquele momento, o efeito dele será antiterapêutico, ou seja, vai atrapalhar mais do que ajudar.