top of page

Percepção da Fertilidade

Quando se fala em percepção de fertilidade é comum as pessoas acharem que se trata de tabelinha, como se fossem a mesma coisa. A verdade é que não existem muitas semelhanças entre percepção da fertilidade e tabelinha, exceto a de que são métodos naturais. Então vamos entender de uma vez por todas o que são métodos de percepção da fertilidade?

O Contexto - ser cíclica em uma sociedade patriarcal e linear

Antes de te falar sobre a percepção da fertilidade, quero conversar sobre o contexto social em que vivemos.

Ao longo de séculos foi se construindo uma sociedade que silencia as experiências femininas e nesse ambiente o cuidado com a saúde da mulher vem sendo delineado de uma maneira que patologiza nossos corpos e busca nos tutelar e disciplinar.

A ciclicidade feminina é vista na maioria dos espaços como algo inconveniente, promotora de uma instabilidade negativa que precisa ser corrigida. Crescemos escutando que nosso corpo feminino é defeituoso e precisa de reparos, com profissionais de saúde propagando discursos de que a menstruação é desnecessária e um atraso que a evolução se esqueceu de eliminar.

A dinâmica social atual espera de todos constância, linearidade, uma produtividade não hesitante a qualquer custo, como se fossemos todos máquinas e não pudessemos nunca, desviar dessa linha reta. Se você é mulher, espera-se ainda mais que a sua produtividade seja inabalável. Qualquer mínimo desvio do esperado é motivo para colocar em dúvida sua competência. Se você é mãe tal expectativa sobre a sua produtividade aumenta para níveis ainda mais impressionantes. Na vida profissional rola até aquela máxima, "espera-se que mulheres trabalhem como se não tivessem filhos, e sejam mães como se não trabalhassem fora".

Quando se espera uma adequação feminina aos padrões estabelecidos de comportamento linear, propõe-se esconder completamente sua natureza cíclica. O processo de silenciar tais flutuações naturais (por uma imposição disfarçada ou uma escolha consciente ou não) resultam em uma anestesia feminina coletiva e muita culpa e repulsa por ser cíclica. E isso vem sendo cada vez mais culturalmente incentivado.

E o que a percepção da fertilidade tem a ver com isso?

Os métodos de percepção da fertilidade fundamentam-se no entendimento sobre a anatomia e fisiologia do corpo feminino. Educando-se sobre seus ciclos a mulher pode se colocar como protagonista na conquista de seus objetivos em relação à saúde e reprodução. A prática de alguns métodos de percepção da fertilidade promove uma visão clara, fluida e ampla de si como indivíduo biológico, psíquico e social. Conhecendo verdadeiramente os processos do seu corpo (que envolvem os 3 pontos dessa tríade), a menstruante compreende os riscos e benefícios de cada uma das suas opções que tocam a sua saude reprodutiva e global. Dessa forma ela sai de uma vivência como coadjuvante no cuidado com seu corpo e sua saúde, e se coloca como protagonista. 

O processo de aprendizagem dos métodos está fundamentado na anatomia, fisiologia do corpo feminino e fatores que influenciam no seu funcionamento, permitindo inclusive identificar quando algo está se desviando da fisiologia (você não precisa entender tudo sobre isso para começar a aprender um método de percepção, você vai aprender junto com o método). Por esse motivo a prática desses métodos vai além da contracepção ou concepção, essa também é uma ferramenta de autoconhecimento que tem um olhar sobre a saúde global. Um ciclo saudável é reflexo de uma saúde hormonal saudável, que está associada à saúde global do corpo

O que são então os métodos de percepção de fertilidade?

Métodos de percepção de fertilidade consistem em métodos naturais sistematizados e com comprovação científica que tem como objetivo de concepção, contracepção e monitoramento de saúde. Isso é feito por meio da observação, registro e interpretação dos chamados biomarcadores.

O processo de aprendizagem dos métodos está fundamentado na anatomia, fisiologia do corpo feminino e fatores que influenciam no seu funcionamento, permitindo inclusive identificar quando algo está se desviando da fisiologia. Por esse motivo a percepção da fertilidade vai além da contracepção ou concepção, essa também é uma ferramenta de autoconhecimento que tem um olhar sobre a saúde global. Um ciclo saudável é reflexo de uma saúde hormonal saudável, que está associada à saúde global do corpo. Inclusive, o ciclo menstrual é considerado o quinto sinal vital da saúde feminina.

O quinto sinal vital

Frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura e frequência respiratória são os 4 sinais vitais de saúde comuns para toda a humanidade. Quando algo está errado com eles nós sabemos que alto está errado conosco, e não só isso, só fazemos algo para resolver. Porque não tratamos nosso ciclo menstrual da mesma forma?

Em 2015  o Colégico Americado no Obstetrícia e Ginecologia (ACOG) publicou um artigo orientando os profissionais da área a considerar o ciclo ovulatório como quinto sinal vital, não mais ignorar ou descartar os sintomas que indicam ciclos disfuncionais. Nosso corpo é extremamente sábio e sabe se comunicar conosco por meio de sinais e sintomas. O problema é que não costumamos ser ensinados a escutar. Somos ensinados a reprimir.

“É só tomar a pílula”

“Toma um remédio pra acabar com a dor”

“Isso é só coisa da sua cabeça”
“Você precisa aprender a lidar com isso, faz parte da experiência de ser mulher”

Olhar com atenção para o nosso ciclo é uma forma de autocuidado e a percepção da fertilidade é uma ferramenta baseada em evidências científicas que nos permite sistematizar esse olhar. O gráfico de percepção da fertilidade mostra informações sobre nossa saúde reprodutiva e global, oferece ferramentas para nosso autocuidado e nos coloca em uma posição de entendimento que permite dialogar com profissionais de saúde e sermos protagonistas na tomada de decisão acerca do manejo de eventuais desequilíbrios ou desvios da fisiologia que sejam identificados.

Faz sentido para você?

Quer aprender essa ferramenta poderosa e ser protagonista do cuidado com a sua saúde?

bottom of page